Empossados mais oito servidores aprovados no concurso de 2023 do TJSE
Mais seis técnicos, sendo cinco da área judiciária e um de programação de sistemas, e também dois analistas, das áreas de contabilidade e estatística, foram empossados na manhã desta segunda-feira, 27/05, pelo presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima. A primeira posse dos novos servidores aconteceu no dia 22 de abril. O concurso foi realizado em outubro de 2023.
“Nossa grande preocupação foi dar velocidade a todo esse processo, desde o concurso até a nomeação, diante da necessidade, emergencial até, de algumas comarcas de terem esses técnicos. E hoje é mais uma etapa cumprida. Até o final do ano, espero convocar mais cerca de 30 aprovados para assim finalizarmos com, aproximadamente, 130 novos servidores”, ressaltou o presidente do TJSE.
No cargo de técnico judiciário foram empossados Pedro Avelar Souza Evangelista, Regina Alves Andrade, Daysianne Souza Sodré, Davi Bruno da Silva Seixas e Fernanda Regina dos Santos; também Yuri Aoyama da Costa, como técnico na área de programação de sistemas. Como analistas judiciários, foram empossados Juliane Lima dos Santos (contabilidade) e Pablo de Oliveira Fragoso (Estatística).
A técnica Regina Andrade trouxe o irmão e o noivo para a cerimônia de posse. “Sou do interior, de Tobias Barreto, e desde a faculdade eu tinha pretensão de estudar para esse concurso. Logo que me formei comecei a preparação intensiva. Graças a Deus, no meu primeiro concurso, logrei êxito. E estou aqui para desempenhar minhas funções da melhor forma possível”, contou Regina.
Já o técnico judiciário Yuri Aoyama da Costa, da área de programação de sistemas, veio acompanhado da mãe, Rika Kakuda. Formado também em Direito, ele contou que era um sonho trabalhar no Poder Judiciário. “É um ótimo lugar para trabalhar, disso eu tinha certeza. Então, foi bem vinda essa aprovação”, revelou Yuri. Para a mãe, um grande orgulho. “Estou muito feliz porque é uma coisa que foi muito aguardada. O dia chegou e estou muito emocionada. É o sonho de uma vida”, disse dona Rika.
Sonho realizado também para o agora analista judiciário Pablo Fragoso. Formado em Estatística pela UFS, há cerca de 20 anos, ele trabalhou por muito tempo como inspetor de sondagem para a Petrobras, inclusive em outros Estados. Depois do nascimento do filho, a pedido da esposa, decidiu ficar mais em Aracaju e passou a estudar para concurso na área de Estatística.
“Quando vi o edital do concurso do Tribunal de Justiça de Sergipe foi como ter ido a uma loja e ver uma camisa que se encaixa perfeitamente. Em Aracaju, perto da família. Pensei, por que não? Me dediquei mais e hoje me sinto com a sensação de dever cumprido. Agora, é só projetar uma nova vida”, contou Pablo Fragoso.
Após a assinatura do termo de posse, a juíza Jumara Porto, coordenadora da Mulher do TJSE, conversou com os novos servidores. Especialista em ciências criminais, ela ingressou no Judiciário sergipano em 1997 e é titular da 9ª Vara Criminal de Aracaju desde 2006. Durante a apresentação, a juíza falou sobre a prestação de serviço à sociedade e contou um fato ocorrido em uma comarca do interior. “Quando assumi como juíza na cidade de Umbaúba, fui procurada por um rapaz me dizendo que não era ninguém, não tinha documento, não sabia quando tinha nascido e nem quem era o pai e a mãe. Tinha sido encontrado na rua. Conseguimos um advogado para entrar com o processo e um dentista para fazer a perícia da idade aproximada do rapaz. Contei isso porque nós, enquanto servidores públicos, temos que entender que o Poder Judiciário é um poder vocacionado a ajudar o outro. Não estamos aqui para ter poder e sim para ajudar ao próximo”, salientou a magistrada.